21 agosto 2006

Catarse


Esse texto talvez seja o início de uma observação racional das minhas emoções .Uma frase de escritor Rubem Alves diz que “pensar é muito perigoso”.
E quando pensamos no infinito? Pensamos tanto que parece que nossa mente andou durante cem anos por um labirinto que não tem saída. Mas procuramos uma solução, mas como encontrar solução para algo que não sabemos o que é ? Seria experiência mistica ? Algo divino ?Mas nisto outra dúvida persiste. Seria falta ou excesso ? Vazio ou plenitude ?

E quando me pego com meu pensamento em loop e não consigo desligar ? Ou quando a emoção (eu que sempre fui uma pedra racional) vem a tona por não conseguir sair do labirinto.
Hoje a noite aconteceu de novo. Em menor escala, mas aconteceu. Uma amiga disse que era catarse. Chegando em casa fui pesquisar.

Segundo o dicionário de neuro-ciências:

Catarse é o método que visa a eliminar perturbações psíquicas, excitações nervosas, tensões, angústia, através da provocação de uma explosão emocional ou de outras formas, e baseando-se na rememorização da cena e de fatos passados que estejam ligados àquelas perturbações. Ajuda o indivíduo a obter controle emocional e a enfrentar os problemas da vida. De acordo com Aristóteles, a palavra catarsis significa "limpeza da alma".

Vamos começar então definindo assim, com esse nome esquisito. Catarse. As vezes acho bom, outras ruins. Ruim porque fico sem entender. O lado bom é a própria definição de Aristóteles, limpeza da alma.

Mas agora ao digitar este texo, me vem outra pergunta. Se a alma foi limpa, significa que estava “suja” né ? Qual seria a sujeira ? Para não pensar muito, o termo “limpeza de alma” vou definir então como um banho refrescante em dia de calor.

Tenho alguns amigos que passam por isso. A gente tenta definir e entender isso, mas não é essa a nossa busca principal. Pois é preciso amar para entender uma alma mas não é preciso entendê-la para amar.

By
Alex Fajardo

.