20 dezembro 2005

De Tolos e Cruéis Rituais....

Tradicional esse é o nome. Afinal Jesus seria tradicional nos nossos dias?
Ali sentado observando, olhava a igreja que seguia atentamente aos rituais.
Quatro velas eram acessas por um pai de família enquanto sua esposa lia um texto encharcado de termos estranhos e palavras pouco inteligíveis que somado a pouca dicção e habilidade de leitura, transformou aquilo que já era de pouca apreciação num verdadeiro martírio eclesiástico. Era o Advento em sua quarta vela!
Cantamos o hino referente ao ritual ali executado.
Paradoxo-subversivamente cantamos um cântico que dizia: "Hoje encontrei a redenção de tolos e cruéis rituais."
Tais quais os rituais nos fazem, tornando-nos desviantes da verdade, o cântico que havíamos entoado nem sequer abalou alguém ali, afinal o ritual não nos permitia entender. Apenas cantar é o que importa apenas jogar as palavras ao vento é que faz a diferença para quem está preso aos rituais.
A vela dos quatro adventos foi acessa.
Ops...
Não foi a vela dos quatro adventos, e sim as 4 velas do único advento. Nossa que confusão. Mas que diabos é advento?
Afinal quem ali sabia o significado do advento, quem prestou atenção na leitura, qual a finalidade daquelas velas.
É a vinda, Aparecimento, chegada, começo, início, princípio...
Mas do que, pra que e por quê?
Tenta ter significado, mas a ritualização impede. É mecânico, mantrico e distante. Absorvemos como verdade sem entender e transformamos o rito vazio em algo espiritual pela necessidade que ele sugere. É igualzinho nos idos da idade média.
Porque é morno dá ânsia!

Os Rituais nos secam mesmo. Os mantras são mais eficazes que os ditos rituais, pelo menos não enganam ninguém e vão dizendo logo de cara evocar o espiritual pela vã repetição. Enquanto nossos rituais prometem dizer tudo, ao mesmo tempo que não dizem nada, suas palavras tbem são vãs, mas, sobretudo nossos rituais carregam consigo nada mais do que palavras, que por mais verdadeiras que sejam nada significam, pois não há significado onde não há vida.
Como pode uma poesia ser bela se não for bem declamada? Assim é também aquilo que é simples, mas se torna belo e magnífico quando dito pela boca emocionada de quem o Lê.
É assim mesmo como alguém (RG), toda verdade nasce nas intenções! A mentira pode ser belíssima e arrebatadora se intenção nobre nascer do coração do justo. Mas o ritual não nos deixa ver isso. Mentira é apenas mentira, é o que se diz.
Não, o inferno não está cheio de bem intencionados. Está cheio sim de rituais sem vida, de verdades secas e sem alma.
Mas graças a Deus mesmo que nenhum ritual importa, a não ser o ritual da intenção sem intenção de ser ritual.

Fábio Fino
19/12/2005