28 setembro 2005

Fino no velório

Fino no velório

Mais uma vez sou incumbido de representar a minha familia num velório. Lá vou eu rumo ao internacionalmente conhecido cemitério de Perus ver o CORPO.
Havia falecido (ou se diz falecida?) a mãe de um amigo meu de infância, então lá estava eu para executar a tarefa.

Ao chegar o cemitério havia um pequeno problema, eu tinha que descobrir qual dos três velórios estava a mãe do meu amigo. Como resolver isso ? O jeito foi ir de caixão em caixão até achar o CORPO em questão.
BINGO.... na segunda tentativa já havia acertado, mas num situação como aquela não posso dizer que fiquei feliz, se bem que..... vamos continuar a história.
Dadas as devidas condolências as pessoas, retirei-me da salinha onde estava o CORPO e fiquei na entrada encostado na parede.
Bom, o que segue é uma seqüência de foras, mas o incrível disso tudo é que eu não tive culpa de nada, fui apenas a vítima dos micos.
Enquanto ficava ali esperando sabe-se lá o que... começam a aparecer conhecidos que alternadamente vem falar comigo. Notem como eu era abordado pelas pessoas:

D. Jussara (nome fictício), me aborda com um gigantesco sorisso no rosto e me dá um forte abraço
– Oi Fabinho, tudo bem com vc ? Nossa como vc ta bonito, vc ta diferente!? E sua mãe como está !?
Eu quase respondi: - Ta melhor que a mãe do meu amigo que bateu as botas! Mas preferi usar as frases padrão que existem por ai.
Poxa, isso é pergunta que se faça num velório ?

Na seqüência, vem um antiga vizinha da minha antiga casa com a sua filha, que também me cumprimentam aos sorissos e ficam por ali conversando comigo. Como já estava meio sem graça resolvi puxar um assunto pertinente a velórios:

EU: - Sabe Jane, não gosto de velórios, mesmo pq acho que quando a pessoa morre e é colocada no caixão, não é ela mais que está ali. (dãããããã...)
JANE: - Mas vc tem toda razão FINO, isso é tão verdade que se vc notar a pessoa depois que morre perde até o nome.
EU: - Como assim perde o nome ?
JANE: - Ué, não foi vc que veio ver o CORPO ? Ou vc acha que antes dela morrer ela tinha esse nome ?
EU: - Hua.. Hua.. Hua.. Hua.. Hua.. Hua.. Hua..

Até nos velórios tudo conspira contra.... tudo.

Fino

Para manter a linha romântico-teológica que venho sempre colocando em meus textos, segue um trechinho da oração que agora não me lembro quem foi o autor, se alguém souber, please, me diga.

“ Ensina-me a amar mesmo quando só há ódio a meu redor,
Ensina-me a dar mesmo quando não há nada a receber.
Ensina-me a aceitar TUDO que tens preparado para mim.
Confiando que TUDO está em Tuas mãos e que tudo vem de Ti Senhor....

Ensina me adorar, mesmo quando só há pranto em meu coração
Também a perdoar, como a mim tens revelado teu perdão.
E que eu possa ter mais sede de ter conhecer melhor.
Cada dia mais vontade de estar a seu redor.
Escutando teu falar, sentindo teu amor, vivendo do junto a Ti Senhor”

Show de bola e tenho dito !


Fino